quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas de campeão : Construa sua própria estrada

A pior derrota é aquela de quem não se arriscou, de quem não se dispôs a inovar, a abrir novos horizontes.
Continuar fazendo o que sempre se fez é o caminho certo para uma vida de frustrações. Viver repetindo soluções do passado é uma estranha forma de destruir a sua vida.
A vida fica sem encanto quando as pessoas continuam a fazer o que sempre fizeram pelo simples fato de que foi desse jeito que aprenderam.
Se você sempre encontrou o que quer no mesmo lugar, se alguém mudar esse lugar, você vai ter muita dificuldade em achar o que procura.
Por isso é importante buscar sempre novos caminhos e novas soluções, novas possibilidades e alternativas.
Mas, será que você ainda continua repetindo sua  vida dia após dia, quer dizer, vivendo cada dia como um videotape dos anteriores?
Talvez no passado, em momentos de abandono, você tenha decidido não esperar nada de ninguém. Mas agora, rodeado de tanta gente que o ama, bem que poderia buscar o afeto dessas pessoas.
Talvez você tenha se apaixonado e se frustrado dolorosamente, e então, criou a convicção de que as pessoas não prestam. Mas agora bem que poderia dar uma chance para aqueles que gostariam muito de caminhar ao seu lado.
Talvez, por ter pais autoritários, sua opção tenha sido agir como se não fosse capaz de decidir na sobre sua vida. Mas agora, com sua inteligência e seu conhecimento, bem que poderia confiar mais em sua capacidade de tomar decisões.
Talvez você tenha sido demitido de uma empresa por um erro banal e viva sempre com medo de errar de novo e perder o emprego. Mas agora que você tem mais experiência profissional, bem que poderia arriscar um pouco mais e se destacar em seu departamento.
A pergunta que fica é: será que você está disposto a fazer diferente?
As pessoas têm o péssimo hábito de procurar justificar suas ações, ou falta delas. Dessa maneira, explicar o motivo por que a vida não dá certo se torna mais importante do que tentar ser feliz.
É o caso, por exemplo, de algumas mulheres solitárias que, em vez de buscar as razões do insucesso de seus relacionamentos, acham mais fácil explicar que desistiram de amar, porque os homens não querem compromisso.
Ou ainda, o caso do homem estressado que não conhece a paz de espírito e começa a elaborar ótimas explicações para justificar seu estilo de vida neurótico, sem ao menos perceber que nenhuma dessas explicações lhe trará a paz de que tanto precisa.
As pessoas que buscam justificar a infelicidade em que vivem, ou a sua falta de sucesso, não encontram forças para mudar de rumo, não procuram ajuda, não vão atrás de soluções para seus problemas.
Agora responda com muito carinho: para você é mais importante ser feliz ou ter uma boa explicação para infelicidade? É mais importante ter sucesso ou ter justificativas para seus fracassos?
Será que você continua escravo do passado? Será que continua fazendo sempre igual e repetindo os mesmos erros de antes?
É importante se habituar a buscar novas formas de agir, em vez de investir tempo e energia em lamentações e explicações de sua infelicidade.
Agora, se você ainda prefere o sofrimento conhecido a  possibilidade da plenitude desconhecida, só posso lhe dizer uma coisa: acorde para a vida e vá ser feliz. Acorde para a vida e vá ter o sucesso que você merece!

Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem: